Telecom - Universidad de Kinki

Perda de audição em call centers

A perda de audição causada pelo ruído é a segunda doença ocupacional mais comum. Durante anos acreditou-se que ser operador de um call center era uma ocupação de baixo risco. Mas é necessário pesquisar mais para verificar isso.

 

A perda de audição causada pelo ruído é a segunda doença ocupacional mais comum. Durante anos acreditou-se que ser operador de um call center era uma ocupação de baixo risco. Mas alegações de lesões corporais de trabalhadores de call centers estão aumentando.

Em 2012 – 13, o Professor Setsuo Maeda, da Universidade Kinki, no Japão, realizou uma pesquisa em um call center na ilha de Okinawa. O Dr. Maeda comparou os riscos de exposição ao ruído e a inteligibilidade da fala de headsets tradicionais com os dos mais modernos dispositivos de via óssea, usando tecnologia da Brüel & Kjær.

Desafio

Nenhum experimento científico de acústica controlada havia sido realizado com trabalhadores reais de call centers para se comparar as duas tecnologias líderes de headsets. Havia a necessidade de se estabelecer medições basais e de realizar mudanças cuidadosamente monitoradas na audição. Isso exigia um experimento cuidadosamente projetado, juntamente com equipamentos de medição altamente sensíveis.

Solução

Usando um simulador de cabeça e tronco (Head and Torso Simulator - HATS), foram feitas medições durante um período de seis dias. Para avaliar os méritos e perigos relativos dos dois sistemas alternativos, as chamadas recebidas foram divididas entre dois headsets, usados em paralelo por HATS e trabalhadores fazendo chamadas reais. Também foi usado um dosímetro de ruído pessoal tipo 4448.

Resultados

“Minha conclusão é a de que danos à audição podem ocorrer em níveis acima de 90 dB(A),” afirmou o Dr. Maeda. Ele também reportou: “dispositivos de via óssea ajudam a evitar a perda de audição”. Desde então, isso tem sido confirmado por estudos realizados pela University of Southampton, no Reino Unido, beneficiando trabalhadores de call centers de todo o mundo.