Construcción - Fuente de ruido, sonómetro

Ajuste fino do isolamento acústico em edifícios

Em resposta a novos desenvolvimentos tecnológicos, a Infraestrutura Acciona precisava aumentar competências e ofertas para acústica de edificações e isolamento do som em edifícios

 

A espanhola Infraestrutura Acciona é uma das principais empresas de construção do mundo. Ela é reconhecida por implementar técnicas e tecnologias avançadas e inovadoras. R&D é vital para mantê-la como uma empresa de ponta. A Infraestrutura Acciona criou uma empresa dedicada para analisar o isolamento do som em edifícios em relação aos desenvolvimentos tecnológicos na construção predial.

Desafio

Métodos tradicionais de cálculo de isolamento acústico nem sempre são precisos e frequentemente apresentam desvios uns em relação aos outros. O uso de novos materiais e a combinação de métodos em prédios, além da introdução do Código Predial Técnico Espanhol (CTE), inspirou a Acciona a realizar a análise de qualidade acústica em edifícios. Ela esperava que isso a ajudasse a compreender melhor o isolamento do som necessário e a melhorar futuros projetos.

Solução

Para a análise predial no local, a equipe começou com um analisador portátil tipo 2250, uma fonte sonora OmniPower tipo 4292 e uma máquina de geração de impactos tipo 3207. Conforme a pesquisa progredia e se tornava mais complexa, a configuração foi atualizada para incluir um sistema de aquisição de dados e análise PULSE e um hardware de aquisição de dados LAN-XI.

Resultados

O projeto inicial teve muito sucesso. A Acciona agora pode realizar análises mais precisas de materiais novos e existentes, assim como de novos conceitos estruturais. Além disso, ela é capaz de validar esses modelos, de forma a criar melhores métodos de isolamento e materiais compostos, e continuar a melhorar a dinâmica estrutural.