Qualidade de som e vibração e desenvolvimento de metas

Serviços de engenharia para estabelecimento de objetivos de som e métricas de qualidade de vibração que se correlacionam com preferências subjetivas de usuários finais.

A qualidade de som de um produto desempenha um papel importante na forma como os usuários percebem a qualidade geral do produto. Algum ruído de produto é inevitável, mas muitas vezes pode ser transformado em algo menos censurável ou mesmo um som agradável, como o rugido de um motor. No entanto, a percepção da qualidade do som é subjetiva. Para trabalhar com ele de forma estruturada, é necessário estabelecer metas objetivas de qualidade sonora e de vibração que se correlacionem com as preferências subjetivas do usuário final. Isso também pode auxiliar no desenvolvimento de critérios de aprovação/reprovação mais representativos que podem ser incorporados ao processo de fabricação, levando as conjecturas a uma especificação de qualidade de som subjetiva.

Trabalhamos com vários clientes em projetos como estudos de júri para capturar as preferências subjetivas dos usuários e correlacioná-los com dados objetivos, desenvolvimento de métricas de qualidade de som e metas para uma variedade de produtos e transformá-los em recomendações sobre como melhorar o desempenho SQ.

Aqui estão alguns dos projetos com os quais trabalhamos para otimizar a qualidade de som e vibração do produto:

A Subaru queria identificar as fontes de emissões vibroacústicas que os motoristas ouvem e sentem, entender seus pontos fortes e forças de ruído e vibração e, assim, garantir que continuasse a oferecer o que os clientes desejam de seus veículos atuais e futuros em termos de desempenho e caráter NVH.

 

Trabalhamos em conjunto com a Subaru no Centro de Pesquisa de Aplicações e realizamos numerosos estudos objetivos e subjetivos de ruído e vibração de seus próprios veículos e concorrentes. Um modelo SPC baseado em testes foi construído para prever as contribuições de ruído de diferentes fontes e para identificar as fontes e caminhos dominantes que afetam essas contribuições. E para garantir que as expectativas dos clientes fossem atendidas, outro projeto foi desenvolvido para criar metas de qualidade de ruído e uma avaliação subjetiva do júri usando o Simulador NVH da Brüel & Kjær. Conseguimos ajudar a Subaru a ajustar seus sons existentes - identificando sons que os clientes achavam desejáveis em alguns veículos, mas não outros - e criar protótipos virtuais para desenvolver as características dos futuros veículos.

> Leia o estudo de caso completo

A gestão acústica da marca permite uma melhor diferenciação, um maior reconhecimento, uma reação emocional mais forte dos consumidores e, por consequência, uma melhor experiência da marca. Um OEM automóvel desejava desenvolver uma identidade de som da marca para uma de suas linhas de veículo. O OEM do veículo também precisava desenvolver métricas de qualidade de som do powertrain (SQ) correlacionadas à imagem da marca. Para este efeito, foram recolhidos dados acústicos binaural nas posições do condutor e do passageiro enquanto conduziam veículos OEM e competitivos na estrada em condições normais de condução. Desenvolvemos uma aplicação de software especificamente para a avaliação subjetiva dos sons gravados no plano Poderoso/Refinado. Os sons foram agrupados por segmento de veículo e comparados com os SQ Metrics para mostrar quais características de som se correlacionavam melhor com cada uma dessas descrições. O OEM foi capaz de usar essas informações para definir metas de design de qualidade de som.
Um OEM automotivo queria investigar os mecanismos que afetam a percepção do impacto da aspereza e desenvolver métricas objetivas para pistas acústicas e táteis. As medições acústicas e de vibração nas interfaces humano-veículo foram realizadas durante a avaliação subjetiva. Foram medidas/calculadas formas de deflexão operacional (ODS), espectrogramas de wavelet, domínio do tempo (envelope), domínio da freqüência (densidade espectral de energia), qualidade de som e qualidade de vibração para mensurar/calcular a importância relativa (contribuição) das diferentes interfaces do veículo. Um modelo preliminar de percepção de aspereza de impacto foi desenvolvido juntamente com um roteiro recomendado para um maior aperfeiçoamento, alavancando ferramentas de simulação em laboratório em lugar de testes de estrada reais.
Um OEM norte-americano de veículo queria estabelecer limites de aceitabilidade/aborrecimento para os sons gerados pelo sistema de exaustão depois que o motor é desligado. Estes são transitórios, ping/pop tipo de sons. Eles são causados pelo metal reagindo ao gradiente de temperatura, como o escape esfria para baixo. O OEM do veículo registou todos os dados seguindo o seu procedimento de teste e forneceu-nos os dados para análise. Um teste formal do júri foi projetado e usado para determinar a reação do cliente a estes sons. Os resultados do teste do júri foram usados para desenvolver uma equação de preferência que prevê o aborrecimento do cliente a partir de atributos objetivos-chave dos dados medidos. Além disso, um procedimento de teste formal foi publicado pelo OEM para seus fornecedores de exaustão que nós ajudamos a cumprir esses novos alvos.

Wind noise sound quality measured with microphone and HATSUm fornecedor de vidro automotivo queria entender o impacto do vidro laminado acústico em relação ao ruído do vento para diferentes veículos e segmentos. Coletamos várias gravações acústicas binaurais no veículo nas posições do motorista e do passageiro durante condições normais de direção, com pára-brisas de diferentes composições de vidro. Algumas das gravações foram usadas para sintetizar sons virtuais representando diferentes características. Sinais gravados e sintetizados foram então usados para projetar um teste formal do júri da Qualidade do Som, onde os jurados foram solicitados a indicar sua preferência. Os resultados dos testes subjetivos foram correlacionados com as métricas de qualidade sonora do ruído do vento para desenvolver um modelo preditivo que pode ser usado no desenvolvimento e avaliação de produtos.
Um fabricante de aparelhos domésticos de refrigeração premium já havia trabalhado conosco em um estudo de júri para auditar seus produtos durante o funcionamento normal e para impulsionar o desempenho da Qualidade de Som durante o desenvolvimento de seus produtos. Um projeto subseqüente foi realizado para incluir análises semelhantes para eventos de start-up e shut-down. Medidas acústicas de eventos de refrigeração transitória foram coletadas e usadas para reunir um teste formal de júri. Os resultados do teste do júri foram usados para desenvolver uma equação de preferência que poderia ser usada em conjunto com o modelo de "sons correntes" existentes. O fabricante de produtos de consumo agora é capaz de usar com mais eficácia os modelos de Qualidade de Som para projetar a preferência do cliente a partir de dados objetivos medidos.

Os sons de alarme na indústria médica devem ser facilmente detectáveis e reconhecíveis de modo que uma medida imediata e apropriada de ação pode ser tomada pelos cuidadores no caso de um alarme soar. Um fornecedor de tecnologia médica veio até nós para ajudar a realizar um estudo de sons existentes de alarme médico para que pudessem desenvolver um som de alarme para um novo produto. Nossos engenheiros mediram os sons dos alarmes no local em três locais de hospitais, usando um Binaural Head e Torso Simulator e um medidor de nível de som manual.

 

Esses sons foram analisados coletivamente para obter uma compreensão do seu tempo e freqüência do conteúdo do domínio, e para determinar quais as oportunidades existentes para novos sons de alarme.

Um fabricante de equipamentos médicos pediu ajuda para estimar como o som de uma máquina de diálise perturba pacientes dormentes. As gravações acústicas binaural foram medidas para imitar o que o paciente ouviria durante o funcionamento normal do dispositivo. Desenvolvemos um método de análise usando métricas de qualidade de som para melhor entender o impacto que a máquina teria sobre o distúrbio do sono. Esses resultados podem ser usados pelo fabricante para definir níveis e métricas de destino para o desenvolvimento do produto.

Uma corporação médica que fornece pesquisa e desenvolvimento para grandes clientes corporativos terceirizou a medição do desempenho de qualidade de som e a definição de um procedimento de teste de qualidade de som em um sistema de diálise residencial para nós. As medidas acústicas de operação foram coletadas dentro de uma câmara hemianecóica. Para analisar o domínio do tempo, os espectros de banda estreita e as métricas de qualidade sonora, foram utilizadas medidas binaurais. Uma equação de preferência foi derivada com base em atributos-chave dos sons das técnicas de análise discutidas e um estudo formal do júri. Esse teste permitiu que o cliente melhorasse a percepção de qualidade do cliente em relação ao sistema de diálise, passando de capturar subjetivamente as preferências do cliente para usar medidas objetivas. Os resultados também permitirão ao cliente usar dados objetivos para impulsionar o trabalho de desenvolvimento no futuro.

Um fabricante de empilhadeiras pediu que trabalhássemos ao lado de seus engenheiros como consultores técnicos em um projeto de qualidade de som. Medições acústicas foram feitas para construir uma matriz de sons para um teste de júri formal.

Utilizamos os resultados do teste de júri para criar uma equação de preferência usando métricas-chave dos sons medidos, que por sua vez, foi usado para derivar metas preliminares de qualidade de som para o desenvolvimento do produto. O fabricante foi capaz de usar as metas derivadas para conduzir o desenvolvimento de componentes de veículo para conseguir a imagem total desejada do veículo em termos de qualidade de som. Ao longo do projeto, os engenheiros do fabricante receberam treinamento técnico e direção nos processos, bem como metodologia no desenvolvimento de um teste de júri formal de qualidade sonora.

Um fabricante de motores pequenos usado em produtos de cuidado do gramado quis estabelecer metas de qualidade de som para o desenvolvimento do produto e conduzir esforços de marketing para estabelecer uma nova imagem acústica, melhorando a classe de seus produtos. As avaliações do Júri e Contribuição de Caminho de Origem (SPC) foram realizadas nos EUA, Europa e Austrália. Os resultados foram utilizados para identificar as características dominantes do som do cortador de grama e, em seguida, determinar quais componentes contribuem mais para a criação dessas características. Análise dos resultados em vários mercados globais mostrou acordo fundamental de preferência de qualidade de som. No entanto, este estudo ajudou a identificar diferenças sutis em cada mercado com base nas expectativas dos clientes reais. Os resultados do júri foram utilizados em conjunto com os resultados do SPC para auxiliar o fabricante na definição de objetivos para o futuro desenvolvimento de produtos e forneceu uma justificação firme em sua direção de vendas e marketing.

 

Um OEM automotivo queria identificar métricas objetivas para a qualidade percebida do som do fechamento de porta. Os dados binaural acústicos foram registados a partir de eventos de fechamento de portas de vários veículos. Um teste de júri formal foi projetado e conduzido e os resultados foram usados para desenvolver uma relação funcional entre a qualidade de som percebida e parâmetros de sinal objetivos. Isto permitiu que o OEM do veículo desenvolvesse alvos objetivos de qualidade sonora a serem utilizados durante o desenvolvimento do veículo.