Microphone Selection Guide

Seleção de microfones

Escolher o microfone certo não é uma tarefa fácil e escolher um microfone inadequado pode levar a erros de medição. Este guia fácil de seleção de microfones deve ajudar se você não tiver a certeza de qual o microfone precisa.

Uma vez que a faixa de frequência e a faixa de nível sonoro sejam definidas, a próxima pergunta a fazer é, “Onde vou usar o meu microfone?”. Para a maioria das utilizações, o tipo de campo sonoro é o parâmetro principal a considerar. O conceito de campo acústico é explicado na nossa edição de Waves de outubro de 2018 (Edição 10, p.18, “Microfones de medição explicados”) e no Brüel & Kjær Microphone Handbook disponível para download.

  • Medições ao ar livre ou em câmaras anecóicas necessitará de um microfone de campo livre
  • Se planeja fazer medições no interior, por exemplo, dentro de uma cabine de automóvel, necessitará de um microfone de campo difuso (a ½-polegadas de campo livre subestimaria a pressão sonora em cerca de 6 dB a 20 kHz)
  • Medições realizadas em acopladores pequenos e fechados, por exemplo, ouvidos artificiais utilizados para medir o desempenho dos fones de ouvido, ou perto de superfícies duras e reflexivas, exigem um microfone de campo de pressão

Você está procurando um microfone para aplicações mais especializadas? Temos vários modelos para escolher entre:

  • Medições de frequência muito alta e ultra baixas requerem microfones especialmente projetados para um extremo ou outro, não para ambos. Os tipos 4964 e 4193 são perfeitos para medições de frequência ultra baixa, mas para fins de alta frequência, um microfone como o Tipo 4138 é necessário (até 140 kHz)
  • Níveis de pressão sonora extremamente altos exigem um microfone robusto do Tipo 4941
  • Medições de fluxo podem exigir um microfone embutido ou de tamanho reduzido como o Tipo 4948/4949
  • Espaços particularmente pequenos, locais estranhos ou ambientes difíceis também podem exigir microfones especializados. O tipo 4182 é um bom começo – o seu design fornece uma ponta de prova de impedância acústica muito alta (para minimizar o efeito na medição) e pode ser usado para medir em temperaturas até 700°C

Na maioria dos casos, uma vez definida a aplicação, você pode refinar e escolher entre:

  • Microfone pré-polarizado (cabos mais baratos e mais simples, condicionamento mais fácil, maior confiabilidade em umidade extrema)
  • Microfone polarizado externamente (muitas vezes com uma faixa dinâmica mais alta e capaz de suportar temperaturas mais altas). Por fim, lembre-se de que a escolha de um microfone com uma membrana maior geralmente diminuirá o ruído inerente e aumentará a sensibilidade, enquanto microfones com uma membrana menor serão capazes de medir níveis de pressão sonora mais altos, terão uma faixa de freqüência estendida e serão menos sensíveis ao ângulo de incidência da onda sonora de entrada.