VIbrations In Ice - Instruments made of ice

Vibrações no gelo

Desde a construção de esculturas gigantescas de gelo nas Montanhas Rochosas do Colorado até à criação de música de gelo na Lapónia Sueca, Tim Linhart está ultrapassando os limites do que pode ser feito com gelo.

Para criar um instrumento musical a partir do gelo, é crucial compreender os seus pontos fortes e fracos. Para o escultor de gelo, Tim Linhart, tudo começou no Colorado, há 20 anos atrás: "Um amigo que construiu guitarras perguntou se era possível construir um instrumento a partir do gelo. Assim, construí um baixo gigante, coloquei cordas de um piano nele, apertei as cordas, dedilhei e ouvi música. No entanto, pensei que se apenas apertasse mais um pouco os fios, seria mais alto. Em vez disso, o baixo congelado explodiu"! Este foi apenas o início da longa carreira de Tim Linhart, criando muitos instrumentos de gelo diferentes.

O gelo absorve vibrações, mas não tanto como a madeira, por isso o som de um instrumento de gelo é mais nítido e brilhanteFoto: © Karin Åberg

Coldplay

O gelo absorve vibrações, mas não tanto como a madeira, pelo que o som de um instrumento de gelo é mais nítido e brilhante do que um instrumento tradicional. De acordo com Tim, o gelo permite que você ouça mais detalhes: “Como o gelo está sempre mudando, os cristais crescem em direções diferentes e há muita tensão Quando se envia vibrações através do gelo, as moléculas tornam-se mais uniformemente espaçadas e flexíveis e boas para criar música".

E, assim como um violino tradicional de madeira fica com um som mais rico com o tempo, o mesmo acontece com um instrumento de gelo: "Quanto mais vibração, mais suave o som", diz Tim. "As guitarras em particular obtêm um som mais doce com o tempo, à medida que o gelo se torna mais fino".

Para fazer uma guitarra de gelo, Tim constrói as placas frontal e traseira com gelo e as congela durante a noite. Depois esculpe os detalhes mais finos e constrói gradualmente o espaço entre as placas com gelo. A partir daí, braço tradicional, cavalete e cordas completam o instrumento.

Suécia chamando

Há treze anos atrás, Tim foi convidado para trabalhar na Suécia com o Hotel Ice. Aqui, construiu um órgão de tubos de gelo com 56 tubos, juntamente com uma orquestra de gelo. "Pensei que este seria um local muito frio para um concerto", diz Tim.

Tim Linhart é o fundador da Ice Music na Lapónia Su eca Tim Linhart é o fundador da Ice Music na Lapónia Sueca. É escultor de gelo há 35 anos, e trabalha com instrumentos de gelo há mais de 20 anos. Foto: © Karin Åberg

"Claro, eu não contava com 450 pessoas aparecendo para o primeiro show! Todos os corpos quentes significaram que a temperatura subiu de -4°C para cerca de 12°C. A afinação dos instrumentos ficou doida e foi um desastre musical! À medida que a temperatura sobe, os instrumentos de cordas diminuem de tom e o órgão de tubos aumenta.”

Auditório do gelo

Depois disto, Tim começou a projetar o seu próprio auditório para proporcionar uma boa acústica e manter as flutuações de temperatura a um mínimo.

O resultado foi a sala de concertos no gelo, construída com dois iglus esféricos para a audiência e um palco colocado no meio, ligeiramente recuado para manter a temperatura baixa. Tim criou uma abertura no topo de cada cúpula, permitindo o calor das pessoas e ajudando a manter a temperatura ideal de -5°C.

As paredes da sala de concertos são pulverizadas com água para um acabamento suave de gelo, criando um material reflexivo que salta as notas e permitindo que os instrumentos espalhem um som poderoso, nítido e rico por toda a sala.

Ambiente desafiante

"A acústica é complexa", diz Tim. "Há um ponto ideal incrível no meio do iglu, o que é maravilhoso para todo o som. Mas também há lugares onde não se consegue ouvir o baixo do tambor, por exemplo".

Uma vez que o gelo é menos ressonante que a madeira ou o metal, é necessária amplificação para os instrumentos de cordas: "Faço um pequeno buraco na lateral das guitarras para um transdutor. Nos violinos, utilizo dois transdutores, então as vibrações de ambas as placas são recolhidas. Eu coloco os transdutores o mais longe possível das cordas e da ponte, porque queremos ouvir o gelo".

Tim trabalha em estreita colaboração com um engenheiro de som para gerir o frio e a humidade interferindo com os diferentes canais. "Todo o ambiente é desafiador devido à proximidade da eletricidade e da água", explica Tim. "De vez em quando ocorre um zumbido e o engenheiro de som ajuda a identificá-lo. Ele vai com um secador de cabelo-mesmo às vezes consertando canais no meio do concerto! ”

"Um amigo que construiu guitarras perguntou se era possível construir um instrumento a partir do gelo. Então eu construí um baixo gigante, coloquei cordas nele de um piano, apertei as cordas e ouvi música ".
Tim Linhart

São necessárias 35 horas para completar um bandolim. Demora 35 horas para completar um bandolim. Foto: © Karin Åberg

A iluminação LED utilizada no interior dos instrumentos - para um efeito atmosférico brilhante - pode também resultar em interferências no sistema sonoro. "Se um microfone e uma luz LED estiverem muito próximos dentro de um instrumento, isso pode causar um problema", explica Tim. "Mudamos as luzes LED dos violinos para evitar o problema".

Novos projetos

Tendo em mente os problemas de inclinação, Tim inventou novos instrumentos, tais como o 'Graviton' - um enorme instrumento de 37 cordas com 2,2 toneladas de chapas de aço, algumas com peso até 75 kg. As placas estão penduradas no final das cordas em vez de ajustar pinos. O peso cria tensão no gelo e ajuda a manter uma afinação consistente. Outra invenção é o 'Rolandophone', que é um instrumento de percussão gigante com 44 tubos que se parece um pouco com uma flauta de panela.

Mattias Sandlund tocando um violoncelo de gelo Mattias Sandlund tocando um violoncelo de gelo. Foto: © Karin Åberg

Para dar a todos o melhor lugar da casa, Tim está planejando um novo design para a próxima sala de concertos de gelo. Ele quer adicionar costelas geométricas no telhado do novo auditório para melhorar a experiência acústica. "Se tudo correr como planeado, a nova sala de concertos terá uma grande cúpula no centro para a orquestra, uma pista de dança, e três cúpulas circundantes com espaço para 350 pessoas", conclui Tim.

"Um amigo que construiu guitarras perguntou se era possível construir um instrumento a partir do gelo. Então eu construí um baixo gigante, coloquei cordas nele de um piano, apertei as cordas e ouvi música ". Tim Linhart

Ver a sala de concertos dos iglus brilhantes e ouvir os instrumentos de gelo (4:11):


PRODUTOS RELACIONADOS

Artigos Relacionados WAVES