Caracterização de ruído subaquático de navios

A JRC Tokki tornou-se a primeira empresa no Japão com capacidade de variação acústica subaquática de grande escala, graças a um sistema portátil de intensidade sonora que utiliza equipamentos da Brüel & Kjær.

 

O ruído dos navios afeta o ambiente subaquático, exigindo uma avaliação acústica. Como o Japão não possui capacidade de variação acústica subaquática de grande escala, a JRC Tokki investiu em um sistema de intensidade sonora da Brüel & Kjær. Esse sistema de variação estática usa hidrofones montados em uma balsa flutuante para realizar medidas de identificação da fonte de ruído (Noise Source Identification - NSI) subaquático em grandes embarcações.

Desafio

Para obter uma caracterização completa para toda a estrutura subaquática de um navio, era necessário um sistema portátil, que permitisse medições em campo. Como a curvatura da popa e da proa de um navio frequentemente variam, a JRC Tokki necessitava de uma solução que pudesse levar isso em conta, acompanhando o casco de perto, a uma distância uniforme.

Solução

Medições da intensidade sonora subaquática são feitas utilizando hidrofones com correspondência de fases, montados em um suporte de medição personalizado, suspenso a partir de uma plataforma flutuante móvel. São usados hidrofones tipo 8104 em menores frequências; a banda de alta frequência é medida usando-se o tipo 8103 miniatura.

Resultados

A JRC Tokki agora pode criar uma caracterização completa da estrutura subaquática usando muitas medições individuais: uma “malha” virtual que cobre toda a superfície subaquática de um navio. Usando essas medições, podem ser feitos mapas de contorno, que dão uma imagem 3D do desempenho da intensidade sonora do casco do navio.