B&K High Frequency HATS - Speaker Testing

HATS de alta frequência, por quê?

Um simulador de cabeça e tronco (HATS) é um instrumento de medição objetivo com simuladores de boca e ouvido incorporados, semelhantes a humanos, que fornecem uma reprodução realista das propriedades acústicas de um ser humano adulto médio. O HATS de alta frequência tipo 5128 é uma evolução inovadora herdada do HATS tipo 4128. Este artigo descreve os benefícios e recursos exclusivos do HATS de alta frequência.

Vamos começar com o novo simulador de ouvido

O mundo da comunicação e do entretenimento está evoluindo e as expectativas dos consumidores em relação à qualidade do áudio continuam aumentando. Sabíamos que o simulador de ouvido do tipo 4128 com seu canal cilíndrico não permitia a montagem realista de dispositivos intra-auriculares. O lendário acoplador IEC 711 também não foi projetado para realizar medições acústicas em toda a faixa de áudio, de 20 Hz a 20 kHz. Portanto, decidimos construir um novo simulador de ouvido - começando com um pino e canal auditivo semelhantes a humanos, bem como um simulador de tímpano exclusivo que corresponde à impedância de um ouvido humano médio em toda a faixa de áudio.

Um ouvido anatomicamente correto

Coletamos as geometrias de uma grande população de ouvidos humanos usando a tecnologia de scanner de ressonância magnética. A geometria completa do canal auditivo, incluindo a parte óssea adjacente ao tímpano, foi capturada. Após o processamento de todos os dados, conseguimos determinar uma geometria média do canal auditivo humano. O novo ouvido possui um canal auditivo anatomicamente correto, com um simulador de tímpano angular, posicionado exatamente no local do tímpano para coincidir com o ouvido humano. Um novo design da estrutura interior do pino foi usado para criar uma orelha mais robusta, capaz de suportar mais desgaste. A transição entre a parte mole (a orelha de silicone) e o material duro (a extremidade do canal auditivo onde você conecta o simulador de tímpano) foi projetada para manter a transição da parte mole para a óssea do canal auditivo humano.

Também adicionamos uma faixa de silicone macio ao redor da orelha para melhor vedação dos fones de ouvido. Um novo sistema de clique, com liberação rápida do simulador de ouvido, permite uma fácil troca de ouvido, se necessário. Por fim, projetamos um novo mecanismo para conectar e desconectar rapidamente o novo simulador de tímpano da orelha, permitindo o uso de geometria personalizada do ouvido externo e do canal auditivo.

Você mencionou um novo simulador de tímpano?

Ao medir a anatomia do canal auditivo humano, também medimos a impedância acústica da faixa completa correspondente para cada orelha e pudemos determinar uma impedância acústica humana média. Para obter uma precisão ideal da resposta do simulador de tímpanos de até 20 kHz (lembre-se de que o comprimento de onda de uma onda sonora de 20 kHz é menor que 2 cm), tivemos que usar um nível de precisão sem precedentes no design e durante os processos de fabricação. Nosso objetivo era ter um tímpano artificial mais próximo do tímpano humano. Para acomodar isso, desenvolvemos um novo microfone pré-polarizado de ¼ de polegada com uma resposta de pressão plana exclusiva e um novo pré-amplificador de baixo ruído. Nasceu um novo simulador de tímpano, combinando os objetivos de resposta em frequência e impedância acústica.

E o simulador de boca?

O simulador de boca também foi redesenhado. Usando um elemento de alto-falante de design personalizado com uma geometria otimizada e um sistema de ímã mais forte, otimizamos o volume do gabinete do alto-falante. Isso resultou em um simulador de boca em toda a faixa (com uma resposta estendida na faixa de baixa e alta frequência). Isso também permite que a boca fique mais alta com um roll-off de alta frequência aprimorado. A nova boca também possui um amplificador embutido, simplificando as configurações de medição e reduzindo o custo do sistema.

Eu esqueci algo?

O HATS de alta frequência tipo 5128 foi projetado com um painel lateral do conector que inclui entrada de energia e sinal para a boca e dois conectores de microfone CCLD (os microfones CCLD permitem cabos BNC baratos, front end de aquisição e sistema de condicionamento). Você não precisa mais pescar cabos, tudo é claramente rotulado e fácil de alcançar.

Por que preciso do novo HATS?

O tipo 5128 foi especialmente projetado para ser usado quando o conteúdo de alta frequência é importante. Isso pode estar testando o desempenho de áudio de dispositivos inteligentes, viva-voz, fones de ouvido ou aparelhos auditivos. O tipo 5128 carrega os dispositivos em teste com exatamente a mesma impedância que um ouvido humano comum. Isso significa que ele mede a qualidade do áudio de um dispositivo da mesma maneira que um humano perceberia a qualidade. A capacidade de medir na banda de áudio completa (20 Hz a 20 kHz) é um grande passo na avaliação do desempenho de áudio, o que potencialmente poderia facilitar a retirada do venerável acoplador IEC 711.

 


Leia mais